quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lavacolla a Santiago (10,2 Km)

Etapa 30 (28/05/12) - Dia de ouvir o som da felicidade!
Marco do Monte do Gozo
Meu último dia de caminhada, pra variar, foi marcado por um belo amanhecer... e, nesta etapa, tive a companhia do grande amigo Alexandre(BH).

O sol saindo exuberante... fazia um friozinho bem gostoso, recordei-me dos primeiros dias de minha jornada... 
Estava tão anestesiado e feliz por estar completando meu Caminho que só me lembrei de tirar fotos após 5,5 Km do meu ponto de partida em Lavacolla, já chegando no Monte do Gozo...
Daqui do alto da colina já se avista as torres da catedral. Contam os mais antigos, que os peregrinos se ajoelhavam e choravam por haver alcançado seus objetivos, e entravam realmente em gozo!
Na foto abaixo peregrinos brasileiros fazendo pose no marco. Da esquerda para a direita: João (DF), Alexandre(BH), Sandra(DF), Dênia(MT), Cássia(SP) e Eraldo(RJ).
Monumento em homenagem ao papa João Paulo II, quando da sua passagem em Santiago no ano de 1993. Justa homenagem ao papa peregrino! 
A autora do monumento é a artista brasileira Condessa Yolanda D'Augsburg.
Neste local existe um albergue enorme, com capacidade para 1.000 pessoas.

É muito comum os peregrinos descerem o Monte do Gozo cantando suas canções favoritas... Concentrei-me em orações, agradecendo a todo momento por esta vitória!
Estava a 4,5 Km de Santiago de Compostela, olha a cara de alegria!

Foto tradicionalíssima junto à placa de chegada a Santiago.
Monumento de boas vindas aos peregrinos!

Logo na entrada da cidade fiz uma parada básica no Café Bar Caminante, que possui um ambiente agradável e serve muito bem! Estava na companhia do Alexandre (BH), Almir(DF) e Marcelão(RJ). Passamos quase uma hora e meia batendo papo sem pressa de chegar... foi um momento de descontração total, relembrando algumas passagens do Caminho, simplesmente emocionante!
Santiago de Compostela é uma cidade magnífica, onde fiquei por 3 maravilhosos dias.

Neste ponto aqui o meu calcanhar começou a doer muito... foram somente 10 Km neste dia e a dor era insuportável... incrível como a mente comanda o corpo, se tivesse que cumprir 20, 25 ou 30 Km, com certeza a dor não apareceria justamente naquele momento! acreditem nisso: nossa mente comanda o corpo!

Cidade de uma riqueza cultural muito grande e com diversos pontos turísticos.
Cada vez mais avançando pelo centro, aumentava a ansiedade de chegar à catedral...

Observava os peregrinos chegando vagarosamente e aos montes... ávidos por completarem suas jornadas!


A foto abaixo é da catedral? não... não... trata-se do Mosteiro San Martiño Pinario, localizado bem perto da fachada sul da Catedral del Apostolo. O exterior do mosteiro beneditino é barroco, com cenas de drama bíblico e gárgulas. 

Estava tão perto da catedral... a uns 100 metros... sentimento de sonho realizado... chegando ao fim, mas não queria chegar ao fim! andava bem lentamente e neste momento um turbilhão de pensamentos passava por minha mente. 
Após este arco encontra-se a Praça do Obradoiro, onde está a Catedral de Santiago de Compostela! Fui recepcionado por um artista local tocando um instrumento chamado de gaita galega. O som ecoava forte e que me marcou indelevelmente. Até hoje lembro-me muito bem! 
Fiquei por rápidos instantes ouvindo aquele som... 
Não imaginava que após passar aquele arco nunca mais seria o mesmo... outro Kerjean estava surgindo e nascendo... hoje percebo a dimensão das mudanças!

Obs. Pensaram que acabou foi? acabou não... nos próximos posts, além da chegada à catedral, contarei os dias em que passei em Santiago, ida a Finisterrae, retorno ao Brasil, além de todos os preparativos, cuidados e dicas para se fazer o Caminho. Aguardem!

ahhhh, já ia me esquecendo, ouçam o enebriante som da gaita galega captado naquele momento pelo meu gravador:

22 comentários:

  1. Emocionante !!!
    Sua cara de felicidade descreve melhor ainda a sensação do sonho realizado.

    ResponderExcluir
  2. Somente aqueles que percorreram essas trilhas podem entender a emoção que um peregrino sente ao chegar nesta praça e olhar para essa linda catedral!!!
    Muito bom acompanhar seu caminho, kerjean!! Obrigada por dividi-lo conosco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza Luciana! Emocionante esta chegada à Santiago... Grato pela visita!

      Excluir
  3. Bons relatos, estou caminhando junto contigo e aguardando o restante da Caminhada. Abraço,

    Zeneide Leal
    Campina Grande - Pb

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais uma emocionante vivência repartida conosco! Acredito que as suas emoçôes vividas, de fato, devem tê-lo transformado numa pessoa ainda melhor! Grande abraço. Saul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Saul, estou torcendo pela sua pronta recuperação. Vai dar tudo certo e com certeza ano que vem estará fazendo o seu caminho!

      Excluir
  5. Como não se emocionar? Estou acompanhando, aqui no blog, sua viagem faz muitos dias. Cada história é única, mas parece-me que muitos dos sentimentos são comuns a todos os peregrinos e o que marca é que o Caminho nos transforma, pois é uma experiência extraordinária de fé, de solidariedade, de alegria interior. E onde está a felicidade? Encontramos apenas nas experiências vividas e compartilhadas, não nas coisas materiais. Obrigada por dividir conosco sua vivência no Caminho Xacobeo.
    Andréa Sauer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Andréa pelas visitas diárias ao blog.
      Por falar em felicidade, acho que vou repeti-la intensamente de novo em 2015! hehehehe

      Excluir
  6. Putz, lembro bem desse som. pena que tem a minha voz ao fundo atrapalhando a performance do rapaz. Grande momento essa chegada, mas não precisava deixar tdo mundo no suspense, né? manda logo o resto !!!!! abraço, :) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho amigo Xande, coloquei este som não depurado de propósito, para realmente demonstrar como foi aquele momento emocionante, com pessoas ao nosso redor, indo e vindo, chegando e saindo da Praça do Obradoiro. Grato por ter feito parte do meu caminho! Abraços irmão!

      Excluir
  7. Acompanhei sua viagem pelo blog desde o inicio e hoje estou em Santiago de Compostela, depois de fazer meu proprio caminho. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena amigo(a) peregrino(a) não ter saído a identificação, mas mesmo assim grato pela visita ao blog. Saudações peregrinas e parabéns pelo seu Caminho!

      Excluir
  8. A felicidade de realizar um sonho é... É tao bom que me faltam palavras pra descrever. Obrigada por tudo. Beijos. Flávia Prado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caminho tb foi muito lindo Flávia e um grande sonho realizado. Grato pela visita ao blog. Bom caminho sempre!

      Excluir
  9. Pura emoção e realização
    Não há palavras que expressem a sua cara de felicidade. ..
    Simplesmente mágico e encantador...

    ResponderExcluir
  10. Kerjean, adorei suas postagens.Emocionante!!!Em julho chegarei em Santiago com a Graça de Deus e também terei muito a agradecer.Muito grata por dividir sua caminhada, com certeza é de grande valia para os que vão se jogar nesta jornada maravilhosa. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei muito do texto e das fotografias.
    Aproveito o ensejo para, se me permitir, divulgar o meu blog de viagens, onde também faço um relato do Caminho de Santiago, que percorri de bicicleta em 2011.
    https://meridianoseparalelos.wordpress.com/2015/05/24/o-caminho-de-santiago-de-compostela-parte-1/

    ResponderExcluir
  12. parabéns coronel .tem que ser realmente um guerreiro para conquistar com êxito e superar o cansaço ,reabastecendo a força e o ânimo com o combustível chamado força de vontade e muita alegria ... olha se uma guarnição do SAMU,me acompanhasse o tempo todo eu até que me arriscaria.rsrs

    ResponderExcluir
  13. parabéns coronel .tem que ser realmente um guerreiro para conquistar com êxito e superar o cansaço ,reabastecendo a força e o ânimo com o combustível chamado força de vontade e muita alegria ... olha se uma guarnição do SAMU,me acompanhasse o tempo todo eu até que me arriscaria.rsrs

    ResponderExcluir