quarta-feira, 30 de abril de 2014

Santiago de Compostela - Parte 1

Enfim Santiago de Compostela!


Pois é, após ter parado e ouvido este artista de rua tocando sua gaita, adentrei à praça onde fica a Catedral de Santiago de Compostela...



A Praça do Obradoiro é uma área enorme, abrigando logo à direita o Parador de Santiago - o Hotel Reis Católicos, um 5 estrelas na principal praça da cidade.
Mais à frente, encontra-se o Paço de Raxoi, onde funciona a atual sede do governo municipal e também da Junta da Galiza. Vi muitos turistas e peregrinos parados e sentados no chão em contemplação...
... era a catedral! magnífica e deslumbrante!


Neste momento não sabia se chorava, se ria, se sentava, se pulava, enfim, fiquei absorto e de certa forma com uma lentidão no pensar, só pensava prazerosamente na vitória em ter conseguido andar os 800 Km. Tornei a fazer o que fiz muitas vezes durante o caminho: rezei... agradeci muito a Deus por ter propiciado que terminasse o caminho com saúde. Agradeci também a todos os meus familiares e amigos pelo apoio incondicional e por terem compreendido a ausência durante todo o período da caminhada.

Não visitei de pronto a catedral... me dirigi à oficina de peregrinos, bem pertinho, na companhia do Alexandre (BH), inestimável amigo de todo o caminho, e só ali me dei conta de que não tínhamos congratulado um ao outro, muito engraçado! abraçamo-nos emocionados! Imaginem como foi o estado de choque ao chegar em Santiago.

Na fila para receber a compostelana, reencontrei alguns brasileiros com quem estive no primeiro dia em Saint Jean Pied Port e em outras etapas: Gustavo, Edilson, Raoni e a Francielle. 
E finalmente, após apresentar minha credencial de peregrino, aliás, minhas credenciais, pois usei duas, devidamente carimbadas pelos albergues, igrejas e outros locais por onde passei...
...posei para a tradicional foto segurando a compostela, escrita em latim, documento oficial que comprova a realização do caminho pelos peregrinos.
Voltei à Catedral para tirar algumas fotos do seu interior, ainda com a minha inseparável mochila nas costas....naquele momento o seu peso já não mais existia; era parte de mim, pois foram tantos "pesos" superados e deixados para trás, além das adversidades vencidas, que nem lembrava dela naquele momento. Perante a suntuosidade medieval da catedral continuei sendo o peregrino, o viajante e não mero turista.

Logo na entrada nos deparamos com o Santo dos Croques, uma pequena escultura que pertence ao pórtico da glória da Catedral, realizada pelo Mestre Mateo. É uma das obras mais queridas e visitadas. Tradicionalmente, os estudantes da universidade de Santiago têm de bater com a cabeça três vezes nesta escultura para que lhes transmita a sua sabedoria. Os peregrinos também adotaram esta ação, mas a administração colocou uma cerca para evitar danos. 
A catedral ainda estava vazia de peregrinos e visitantes, o que propiciou tirarmos várias fotos com mais facilidade.
Diz a tradição que o peregrino também deve realizar o ritual de abraçar a imagem de Santiago Apóstolo, foi o que fiz... 
Ainda no interior da catedral, visitei a cripta de Santiago Apóstolo.
Vista do claustro, fechado à visitação.
Como cheguei à Santiago relativamente cedo, por volta das 09:30h, após o recebimento da compostelana e da visita à catedral, rumei para a pensão reservada no dia anterior. Pensión Estrella, com poucos quartos, limpíssima, acolhedora e sobretudo, muito bem localizada, ou seja, a 300 metros da Catedral. Fica na Plaza de San Martiño, 5, 2º, 15704.
Fui muito bem atendido pela funcionária Cecília e posteriormente pela proprietária, a Senhora Estrela, a qual gentilmente ofereceu o seu notebook para ler emails e caso necessitasse manter contato com o Brasil.

Voltamos à catedral a fim de assistir a famosa missa do peregrino, que acontece todos os dias pontualmente às 12:00h.
Uma freira dá as boas vindas, com ensaio de alguns cânticos em espanhol.
E, com a catedral lotada, o padre começa a celebração informando a quantidade de peregrinos que chegaram a Santiago naquele dia, por nacionalidades.

Missa cheia de emoção, o tempo todo pensava nos trinta dias, um filme rodava constantemente pela minha mente. Ao final, o momento muito esperado por todos: o botafumeiro - incensário gigante de latão e banhado em prata, pesa 62 Kg vazio e mede 1,62 m de altura. 


Segundo a tradição, o uso do incensário na catedral remonta ao século XI, que naquela época tinha como objetivo perfumar a igreja e eliminar o mau cheiro que deixavam os peregrinos, suados e sujos, muitos deles doentes.

A corda que o suspende é presa ao cume da catedral, após enchido com carvão e incenso é necessária a força de 08 homens (tiraboleiros) para elevá-lo e empurrá-lo para colocar em movimento (68 km/h).

Neste momento iniciou-se o um lindo bailado... aroma predominantemente de alecrim, ao som de uma leve música. Fiquei totalmente inebriado com bons pensamentos e sensações.
Vejam vídeo ao final desta postagem.
Olha a cara de alegria e satisfação após a missa!


Hora do almoço... corre... corre... hehehehe, para ver se pegava lugar no restaurante. Santiago de Compostela é muito turística e os restaurantes lotam facilmente. 


Os brasileiros, 14 no total, combinaram de se encontrar após a missa em um restaurante. Foi uma confraternização muito boa. 

E a imagem do dia que ficou na mente foi esta... à tarde passando por lá...
E à noite também...
Olhem aí o botafumeiro em ação:

























10 comentários:

  1. Grande Comandante finalmente o tão sonhado Final
    que me faz lembrar exatamente a minha chegada a Catedral , alegria , mas com certeza é algo que continua dentro de nós, mesmo após 01 ano, parece que foi ontem, com tão bela descrição que o senhor fez. Abraço irmão e até 2015, vamos sonhar para mas uma aventura.
    Baqueiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo Baqueiro... o Caminho pulsa e continua latente em todos nós!

      Excluir
  2. Que belo relato meu amigo! Parabéns pela conquista deste sonho. Viajei contigo em cada etapa do seu caminho, em cada palavra e foto, e me vi entre o caminho que espero realizar algum dia.

    Fico aqui na espera de novas portagens suas, para saber mais detalhes e como terminou sua aventura.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Kerjean,

    Fiquei fascinada pelos seus relatos e fotos.

    Há 14 anos, me programei fazer este caminho,mas tive um sonho e um homem sem rosto me dizia que eu já estava fazendo o meu caminho, e que tinha que continuar aqui e não ir para Compostela, e obedeci imediatamente. Há dois dias, por coincidência te encontrei e entrei no seu blog, era a luz que eu estava buscando, era este sinal que eu esperava, agora estou pronta para fazer este lindo caminho, a partir de hoje vou me preparar para em maio de 2015 fazer a minha caminhada em direção a Compostela. Obrigada! Vou reler teus relados varias vezes, tuas dicas são importantes! Que Deus te ilumine sempre!

    Esteja bem e feliz! Um grande abraço!!!

    Nanci

    ResponderExcluir
  4. Chegar a Santiago após uma peregrinação é algo de mágico, indescritível. Adoramos seu relato!

    ResponderExcluir
  5. Seu relato me fez rememorar minha chegada, tbem chorei muito...a caminho da chegada relatava para os amigos. Parabéns mais uma vez. Muita luz

    ResponderExcluir