sábado, 24 de agosto de 2013

Arzúa a Lavacolla (29,3 Km)

Etapa 29 (27/05/12) - dia de concentração para a grande chegada em Santiago de Compostela.
A cada amanhecer um sorriso no rosto... marca constante durante os 30 dias de caminhada!

Neste dia, sai sem me alimentar bem, somente uma maçã pequena. Estava na companhia do Alexandre (BH) e não demorou logo, cerca de 4 Km adiante, passamos pelo povoado de Calzada e encontramos o Almir(DF) e o Arilton(SC), bem em frente a um bar. Era tudo o que queríamos... um farto café da manhã com ovos, tostadas, bacon, pão e chocolate quente.
Na saída deparei-me com um jovem peregrino que tive um único contato a cerca de 8 ou 9 etapas atrás. Tratava-se do Abi, de nacionalidade Iraniana, e que estava momentaneamente residindo em Madrid, terminando intercâmbio cultural. Foi uma alegria e tanto revê-lo... andamos por alguns minutos e ele com uma passada firme e mais apressada seguiu seu caminho...
O tempo começou a esfriar e preparei o poncho, pendurado-o fora da mochila, caso a chuva desse o ar da graça já estava perto das mãos...


Olha o medo que este peregrino estava do cavalo ? passaram-se 5 minutos pra tirar esta foto! rsrsrsrsrs
De passagem por Salceda, outro povoado bem simples e que margeia a carretera.

Marcante esse monumento dedicado a Guillermo Watt (69 anos), peregrino suiço falecido quando fazia o Caminho no ano de 1993, a somente 27 Km de Santiago, ou seja, a somente uma etapa do final. Parei por instante, fiz uma oração e segui meu caminho...


Próximo ao Alto de Santa Irene uma linda e densa floresta de eucaliptos... e a chuva não dava trégua!
Atenção senhores peregrinos para esta dica importante: Na entrada da localidade de Arca do Pino, a 1,5 Km antes de chegar a Pedrouzo, existe no próprio caminho um posto de informação turística, que é mantido pela Associación de Empresarios de Hosteleria de Santiago de Compostela. Trata-se de uma casa de pedra. Neste posto, fiz a reserva da pensão onde fiquei em Santiago por 4 dias. Uma facilidade muito grande, fui excelentemente bem atendido pelo funcionário local, o qual ofereceu todas as opções de acomodações em Santiago
Em Pedrouzo paramos no Café Bar Mira´s, para um rápido descanso e alongamento. Aproveitei para tirar as botas e trocar as meias, estavam muito úmidas devido ao suor dos pés. Na saída encontramos a peregrina Ivete, da República Dominicana, que fazia o caminho por etapas. Ficamos por uns quinze minutos conversando, e ela, muito comunicativa e num português impecável, falou que residia próximo a Santiago e trabalhava numa peluqueria (salão de beleza). 
Esta etapa foi de muita chuva fina, mas o que marcou foram os bosques... Maravilha!
Engraçado, antes de vir para o Caminho imaginava que seria repleto de paisagens como da foto abaixo... e não foi diferente, ocorreram inúmeras paisagens como esta... mas quando passei por aqui tive a nítida impressão de já conhecer este local...um déjà-vu ou coisas do Caminho? hehehehe
Um dos bonitos marcos do Caminho!
Passamos por trás da pista de pouso do aeroporto de Santiago... já chegamos? não... explico: o aeroporto de Santiago de Compostela fica localizado no povoado de Lavacolla, distante 10 Km do centro de Santiago... este seria o nosso último local de pernoite antes da grande chegada.
Um avião passou por cima de mim naquele exato instante... momento de provação de um dos meus medos, não o de voar, mas o de passar por baixo de aviões... hehehehehe
Chegando em Lavacolla, povoado pequeno, com pouco mais de 180 habitantes e sem estrutura de albergue para peregrinos.
Parecia uma cidade abandonada, difícil ver algum morador nas ruas!
Mas porque escolhemos pernoitar em Lavacolla a 10 Km de Santiago? Simplesmente pelo fato de que o Monte do Gozo, local que a maioria dos peregrinos escolhe, fica na região metropolitana de Santiago, muito próximo(4km). Seria como levantar da cama e após alguns minutos chegar ao destino final. Achamos que não teria o gostinho de caminhar e vivenciar a rotina do peregrino sentida durante os outros 29 dias de caminhada... para o que queríamos foi a decisão mais acertada!
Pernoitamos no Hostal San Paio, o qual possui boas instalações físicas e um ótimo restaurante. Era um dia de domingo e muitas famílias de Santiago estavam almoçando no local. 
No início da noite jantei um delicioso bacalhau, na companhia do João(DF), Sandra(DF), Alexandre(BH) e de um peregrino suíço. 

Com o suíço, Grauffel Jean-michel
Por volta das 21:30h, fui dar uma volta na pracinha que fica em frente ao hostal. Turbilhão de pensamentos e indagações começaram a surgir: como seria a catedral de Santiago de Compostela? e a chegada? 
Surgiram também, respostas àquelas indagações iniciais de minha caminhada, principalmente relativas às razões que me levaram a fazer o Caminho. Sensação boa demais! Fui dormir feliz, fazendo o retrospecto das emoções vividas durante os dias no Caminho... 

21 comentários:

  1. Tentei escrever algo e não consegui me expressar a altura do que vc merece...A cada postagem sua, uma nova emoção.
    Enfim...Só queria te parabenizar mais uma vez por sua determinação e crescimento.
    Parabéns Kel pela oportunidade que me deu de viajar com vc todo esse período. A sensação realmente é de termos feito o Caminho juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yumara,
      Fique certa que realmente fizemos o caminho juntos, pois levava em meu coração todas as pessoas que gosto e amo, e vc está neste rol com certeza.
      Uma das inúmeras finalidades do blog é justamente mostrar que todos nós fazemos o nosso caminho interior, com as mais variadas emoções (frustações, derrotas, vitórias), e que não existe caminho igual, o meu caminho é diferente do seu e dai por diante.
      Meu crescimento não foi somente no Caminho, estou colhendo o fruto desta caminhada a cada dia que passa...
      Grato por ter caminhado comigo!
      Pera.... o blog não acabou não viu? muita coisa ainda vai rolar rsrsrs
      Fica com Deus!

      Excluir
  2. Que delícia voltar ao tempo, Kerjean. Em outubro de 2011, fiz esse trecho, também dormindo no Hostal San Paio!!! A grande diferença é que estava super seco e um calor danado...rss... mas a ansiedade para chegar a Santiago... essa, acredito que era a mesma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciana, impressionante como as estações mudam a paisagem do Caminho!
      Forte abraço e grato pela visita!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O bosque de eucalipto me marcou demais pelo cheiro emanado das folhas. Trouxe inclusive umas folhinhas de lá que guardo até hoje. Chegamos a Santiago num sábado a tarde debaixo de muita chuva. Depois de visitarmos a Catedral e recebermos a compostelana, retornamos a Monte do Gozo de ônibus. Fomos os últimos a descer no albergue e alguém havia esquecido uma sacola de mariscos. o motorista então nos pediu por favor que levássemos a comida... Nos espantamos com a qualidade das lulas, ostras, peixe, camarões etc. O Crisitian, amigo chileno, resolveu fazer um arroz valenciano e então a noite no albergue foi de festa... Nós nos juntamos a outro grupo de peregrinos e o albergueiro mandou buscar muitas garrafas de vinho tinto e então rateamos... Foi o primeiro banho de água quente que tomei durante todo o percurso e lembro que pude ficar mais tempo usufruindo do banho. Ficamos, meus amigos e eu no mesmo quarto, dividindo alegriae o prazer da conversa até madrugada. Dia seguinte fomos a Missa e conhecer a cidade. Afortunadamente o próprio albergueiro nos ofereceu mais um dia e meio de permanência e então pudemos conhecer bem a cidade e ir até Finisterra numa Van. Ali também choramos e nos despedimos. Nos reencontramos 3 anos depois na região de Rovigo na Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      Lindo e emocionante relato... cada vez mais tenho a certeza que cada caminho é único! Engraçado, quando passei pelo albergue do Monte do Gozo, foi de passagem mesmo (só para conhecer), achei muito amistoso e frio, ou seja, sem calor humano... por isso disse nesta postagem que foi uma decisão acertada ficar em Lavacolla... acredito inclusive, que não pernoitarei no Monte em 2015... mas quem sabe? Rssrsrsr Grato pela visita!

      Excluir
  5. Comandante, realmente é um dos momentos mais feliz do caminho, pois estamos perto de atingir o objetivo, objetivo este que começou a 800 km atrás. Isso nos faz recordar de momentos do início ao fim
    Parabéns mais uma vez pela bela postagem.
    Baqueiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Abad, é gostoso sim, mas vai sentindo que está acabando a caminhada.... rsrsrsrs

      Excluir
  6. Boas lembranças. A propósito, você não postou a foto anterior, em que eu domei aquele cavalo da foto perto da cerca. :) :

    Ansioso para ver a última etapa. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre??
      domou o que rapaz? no mínimo esqueceu o cajado na hora de domar! kakakakakaka

      Excluir
  7. A cada lida nos posts, tenho a certeza de que Deus reservou para mim uma excelente oportunidade de exercitar o autoconhecimento! Pretendo fazer o caminho com a mesma paixão pela vida bem vivida e a crença de que os dias sempre são diferentes uns dos outros, nos transformando continuamente! Seus relatos têm me inspirado cada vez mais a fazer o meu caminho!! Grande abraço e reserve um dia na semana com o amigo Baqueiro para a nossa resenha no almoço!! RSSS
    Saul Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Saul Paim,
      Com certeza vc fará um caminho cheio de luz e inspiração... já está pronto!
      Vamos ver esta semana que se inicia ok!
      Forte abraço!

      Excluir
  8. Kerjean, sei bem o que vc sentiu percorrendo o Caminho. Eu o fiz saindo de Roncesvalles em 01.maio/2013 e cheguei a Santiago em 1º de junho. Passei 40 dias na Espanha e tb fui a Finisterre e vou voltar ao Caminho em 2014 creio que em Junho. De verdade, a minha vontade é morar no Caminho, pode isso? Parabéns, relembrei os lugares pelos quais passei através de suas fotos. Grande emoção! Odete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Odete, este Caminho nos encanta e nos chama a todo momento!
      Forte abraço.

      Excluir
  9. Caro Kerjean, conhecí a dona Lourdes de Itabuna.Estava no aeroporto quando você finalizava as instruções antes do embarque. Parabéns pelo seu despreendimento.Caso tenha contato me mande notícias dela. Gostaria de saber se terminou o caminho.? Um abraço.
    Rodrigo Vasconcelos Torres. Maceió. AL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Grato pela visita ao blog.
      A Lu acabou otimamente muito bem! rsrsrs
      Forte abraço!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Kerjean, estou me informando sobre o caminho para ir assim que me aposentar, o deve ser daqui a um ano. Li vagarosamente, saboreando, sua travessia por Santiago com um prazer enorme, a ponto de me entristecer, quando você chega e os relatos acabam. Obrigada por dividir com todos de forma tão detalhada, honesta e sincera sua incrível experiência de crescimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita Claudia... qualquer coisa estou a disposição:
      kerjean86@gmail.com

      Excluir
  12. Kerjean, estou me informando sobre o caminho para ir assim que me aposentar, o que deve acontecer daqui a um ano. Li vagarosamente, saboreando, sua travessia por Santiago com um prazer enorme, a ponto de me entristecer, quando você chega e os relatos acabam. Obrigada por dividir com todos de forma tão detalhada, honesta e sincera sua incrível experiência de crescimento e superação.

    ResponderExcluir