sábado, 16 de março de 2013

Ítero de La Vega a Carrion de Los Condes (33,3 Km)


Etapa 15 (13/05/12): Dia das Mães no Caminho!
Como de costume saí bastante cedo (05:15h), ainda no escuro, caminhando por mais 1:20h até clarear. Precisei usar a lanterna algumas vezes para me guiar pela estreita estrada de terra batida. Inclusive só enxergava ela, as duas laterais estavam totalmente escuras!

Durante exatos 8 Km não cruzei por nenhum peregrino e, já amanhecendo, surgiu o lugarejo Boadilla Del Camino. Foi quando notei diversos peregrinos começando suas caminhadas, saindo dos albergues, já era 7 horas da manhã...

Andei ladeando um canal d'água, de cerca de 10m de largura, chamado Canal de Castilla. Uma obra impressionante de engenharia do Século XVIII, com um total de 207 Km de extensão. Tinha a finalidade de transportar mercadorias e fazer a irrigação da região.

Tempo ameaçando fechar de vez... ventava muito, parei para colocar o blusão corta-vento(anorak).
Após 6 Km de caminhada, fica uma eclusa.

Passei por esta área de descanso, mas o meu reservatório de água estava vazio e eu morrendo de sede... acabei não parando e aproveitando este calmo lugar!
Finalmente um povoado para pausa e reposição de água... foi Fromista, cidade com boa estrutura, possuindo todos os serviços necessários ao peregrino.
Parei por uns 20 minutos no Bar El Manchego, onde fui muito bem atendido!
Esta é a Igreja de San Martin, muito bonita, estilo românico, construída no século XI, toda em pedras naturais.
Monumento de ferro em homenagem ao peregrino na saída do povoado.
Daqui em diante são 18 Km até a minha possível parada do pernoite. Andei por este andadero feito para o peregrino à margem de uma carretera... sol quente, foi muito cansativo e monótono, ainda bem que passaria por mais 4 povoados...


Povoados estes, muito pequenos, numa região chamada de Tierra dos Campos, vejam porque: Primeiro foi Población de Campos...


Depois, Revenga de Campos...


Na saída de Revenga, numa área de descanso com uma sombra muito agradável, reencontrei o Alexandre (BH) que estava de saída e com uma aparência de muito cansado. Preferiu ir devagar e mais à frente eu o alcancei. 
Mochila de um lado, dando um descanso aos músculos das costas que estavam doendo um pouco... e comendo uma maçã, pois a fome estava começando a dar o "ar da graça"!  
Nesta mesma área, observei um casal de peregrinos, lembrei-me dos meus pais... coincidência ou não, lembrei-me também que naquela data (13 de maio) era o Dia das Mães no Brasil. Apareceram vários filmes em minha mente... remetendo a uma verdadeira viagem ao passado de agradáveis lembranças...  Fiz uma oração pedindo proteção a todas as mães e, em especial, à Sandra (companheira inseparável) mãe de Tarik.
Mais adiante encontrei o Alexandre, conversando com um senhor e outra peregrina... quando me aproximei fiquei sabendo tratar-se do Sr Pepe, um ex-peregrino, fez duas vezes este caminho, que possui um lote de terra na beira da estrada, plantando e cuidando de algumas árvores frutíferas.
Diariamente estaciona seu veículo e fica contando suas experiências, distribuindo simpatia e bombons. Tem até selo para carimbar a credencial do peregrino que passa.
Nas fotos abaixo, muito alegre e solícito, fez pose junto às esculturas que confecciona em troncos de árvores - uma de Santiago e a outra de uma peregrina.
Mais outro povoado, Villarmentero de Campos...
  
Foi numa grande sombra na entrada de Villalcazar de Sirga que parei por cerca de 1 hora... dei apoio e força ao Alexandre(BH), estava se arrastando com fortes dores nas costas. Depois de descansar bastante, seguimos caminhada bem devagar... muito devagar mesmo... Contei algumas piadas e inventei alguns "causos" pra ver se ele esquecia as dores, até que funcionou por um bom tempo!




Aqui fica uma das igrejas mais bonitas do caminho - a Iglesia Santa María La Blanca (no alto clicada na foto a seguir).



Ainda faltavam 6 Km de andadero...

Cheguei a Carrión de Los Condes. Cidade de estrutura invejável, não falta quase nada.
Me instalei no Albergue Espiritu Santo, situado na Plaza de San Juan, 4. Administrado pelas freiras Las Hijas de La Caridad, muito bem conservado, limpo, amplo, com 90 lugares, muitos banheiros e uma novidade até aquele momento: as habitações tinham camas ao invés de beliches! Valor cobrado: 7 euros.
Entrada do albergue
Grande pátio
Após os afazeres de sempre (banho, tratar bolhas e massagem nas panturrilhas), almocei num restaurante próximo ao albergue - faltavam 5 minutos para cerrar as portas,  pois o horário da siesta local era das 15 às 18 horas. Depois fiz um passeio pela cidade...
Como era domingo o comércio local estava fechado, já tinha notado isso domingo passado em Nájera, mas esqueci. Resultado: como compraria minhas frutas, pão e suco para a janta e o café da manhã do dia seguinte? encontrei uma mercearia que estava fechando... a muito custo convenci o dono a me atender. Conselho importante: prestem atenção aos domingos nas cidades do Caminho, quase tudo é fechado, se precavenham aos sábados com a compra extra de alimentos.
Interessante a grande quantidade de cegonhas que fazem seus ninhos nos cumes das edificações... por alguns minutos fiquei observando o vai e vem delas alimentando seus filhotes...
Às 19 horas os sinos começaram a dobrar na Iglesia de Santa Maria Del Camino... não perdi tempo e fui ao seu encontro. Esta igreja foi construída no século XII e dedicada à Virgem das Vitórias.

A missa foi celebrada por dois padres, um espanhol, era o pároco da cidade, e o outro, para minha surpresa, era um peregrino que tinha visto numa etapa anterior, tratava-se de um padre americano.
Muito emocionante quando os padres benzeram os peregrinos individualmente...
Duas freiras acompanharam a missa com lindos cantos harmoniosos que transmitiam imensa paz interior. Desejaram um caminho iluminado, ofertando a cada peregrino presente uma estrela de papel, colorida manualmente e feita com muito carinho.
Guardo na carteira até hoje, transformando-se numa das minhas relíquias do Caminho...




15 comentários:

  1. Com seus relatos conseguimos realizar o Caminho telepaticamente.
    SENSACIONAL !!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo. Grupo da Acacs SP te acompanha e torce por ti. Abs. Manuel

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem Comandante
    E 13 de maio tambem é uma data especial para mim pois é meu aniversário, não sei em que parte do caminho estarei neste dia, mas com certeza me lembrarei das suas palavras, e farei uma oração por todos.
    Baqueiro

    ResponderExcluir
  4. Legal companheiro Kerjean. Nessa etapa só diria que, "se possível", experimentem ficar em Boadilla del Camino, no albergue "En el Camino" da família do Dudu, um cara apaixonado pelo Brasil e pela música brasileira, que nos recebe muito bem. O portão de entrada não corresponde ao maravilhoso ambiente interno. "É a prova da aparência, que não diz muita coisa".
    http://todo-caminho.blogspot.com.br/2011/02/iii-palencia-etapa-entre-burgos-e-leon.html
    vejam e comprovem.

    ResponderExcluir
  5. Minha realização pessol é fazer este caminho. Bonitas paisagens amigo. Obrigada pelas informações . Vc está colaborando com pessoas como Eu que farei um dia esse caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Iris, a intenção é esta mesma, divulgar o Caminho, desmistificando-o e encorajando futuros peregrinos...
      Grato pela visita e volte sempre!

      Excluir
  6. Oi Kerjean!!! Parabens pelo relato !!! A riqueza de detalhes nos transporta no tempo ...... Estou novamente no caminho!!!! Um grande abraço Denia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dênia, grato sempre por sua visita aqui no blog!

      Excluir
  7. Parabéns pelos escritos! Foi uma longa viagem de sofrimento, prazer e encontro consigo mesmo.
    Fico imaginando os milhares de visitantes que assim como eu, passam por aqui e gostariam de externar os sentimentos que foram despertados em cada relato seu.
    A curiosidade fica provocando minha imaginação!

    ResponderExcluir
  8. Kerjean bom dia.Estamos, agora 23 março, 18 h, um grupo de peregrinos que ja fizeram varias vezes o caminho, conversando e voce e tua peregrinacao foram um dos focos do papo.Nao esmorece , nos envia mais info do teu camino. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Manuel e peregrinos, que bom saber que estão gostando dos relatos...
      Bom caminho para todos vocês!

      Excluir