sábado, 18 de agosto de 2012

Roncesvales a Zubiri (21,8 Km)

Rompendo a madrugada, enfrentando o medo do escuro...

A dormida no albergue de Roncesvales não foi das melhores. Acordei algumas vezes durante a madrugada (4 somente rsrsrs), não pelos vizinhos, pois a privacidade neste albergue é relativamente boa com pequenas habitações de 2 beliches. Estava muito cansado e o corpo pedia cama, mas acredito que minha agitação deveu-se ao "estranhamento" do local, passada a fase de euforia inicial. 
Fato: eu estava no meu sonhado caminho.
Sai com o dia ainda escuro e com muita chuva. Pedi a hospitaleira que me ajudasse a arrumar o poncho, pois ele insistia em me dar uma "surra", passei uns 10 minutos para ajustá-lo corretamente.
Saindo do albergue de Roncesvales...
 Em frente ao albergue, olhei para um lado: nenhum peregrino, olhei para o outro: também ninguém, esperei por uns 5 minutos e finalmente apareceu um americano. Pedi para tirar uma foto junto à placa de 790 Km, que, com um leve retoque deu para clareá-la e ver pelo menos o meu rosto e a tal placa! rsrsrsrsrsrs. 
Ao sair de Roncesvales, peguei um bosque bem sinalizado, bastante fechado por muitas árvores e, pelo horário, estava tudo escuro. Com tamanha escuridão fico devendo a vocês esta foto! 
Quando menino sempre tive medo do escuro... sozinho, aqui, por várias vezes lembrei-me da minha infância... mas não tive medo, a sensação foi muito boa, não foi desagradável, pelo contrário, pareceu-me uma vitória muito gostosa!!!
Logo mais adiante, após 3 Km de caminhada, cheguei em Burguete, cidadezinha pequena e limpa, parecia que estava na Alemanha.


Companheiro de jornada: o poncho!


A etapa foi muito solitária, sai cedíssimo (05:45 hs), não tendo companhia de muitos peregrinos, vez ou outra algum passava por mim. Apesar do tempo chuvoso, deu para contemplar bastante as paisagens. Vejam algumas delas: 







IRATI: cidadezinha bonitinha da etapa
Vista de BIZKARRETA-GERENDIAIN: outra muito bonita
Antes de chegar em Zubiri há uma descida radical, com extensão de 3 Km, e neste dia haja lama!!!
Zubiri do alto e ao fundo

Chegando em Zubiri encontrei um grupo de estudantes acompanhados por um professor. Interessante: eles fazem algumas pequenas etapas do caminho, também nos finais de semana, como se fossem aulas de campo de determinadas matérias; mais adiante deparei-me com outros grupos. Fizeram questão de ser fotografados comigo.

Fui o primeiro a chegar no Albergue, Zaldiko (Puente de la Rabia, 1 bajo - 31630 - Navarra, Tel. +34 609 73 64 20) que fica bem na entrada da cidade. Privado, com o preço de 10 euros, 4 beliches por quarto, com instalações bem conservadas, e wi fi gratis (no meu caso muito importante, pois levei um ipod touch, o qual servia para alguma comunicação via skype com a família no Brasil). Neste albergue conheci a Maria Eugênia, uma das melhores hospitaleiras do caminho, que nos tratou sem cerimônias, como se estivéssemos em casa, forneceu informações sobre o caminho e em particular sobre Zubiri é claro! (pena que não tirei uma foto dela!!).

Fachada do albergue com a tradicional fileira de botas a secar...
Na foto abaixo, com o Moizés, de Brasília(DF), grande amigo que fiz no caminho, aliás, não só amigo, foi realmente um pai, falarei mais sobre ele e sua esposa (Carol) adiante. Eles estavam no caminho pela segunda vez, e me indicaram o Zaldiko.
Rio Arca bem pertinho do albergue
Devidamente tratadas...
Após a caminhada é de fundamental importância cuidarmos dos pés, verificar o aparecimento de bolhas e, se for o caso, tratá-las devidamente (aqui ainda estava sem elas). Bom mesmo foi colocar os pés para tomarem um banho de sol, pois passaram quase 5 horas dentro da bota e com relativo esforço (rsrsrsrs).
Dizem e concordo: o tempo no caminho é meio louco, voce passa pelas quatro estações do ano em 30 dias! Nesta etapa, caminhei quase 95% na chuva, e ao chegar na cidade estava fazendo um sol lindo. Imaginem agora: por volta das 17 horas, bem em frente ao albergue, começou esta chuva de granizo, que durou uns 5 minutos, vejam só:

Na foto a seguir, presença marcante de vários brasileiros no jantar do Gau Txorj Hostal, a rede foi se formando... aos pouquinhos postarei aqui todos os amigos que fiz no caminho...

Algumas pessoas perguntam como era meu café da manhã: normalmente, durante à tardezinha, saía para comprar os ingredientes para janta/café da manhã seguinte, que consistia em um bocadillo (sanduiche), com queijo, jamon ou presunto, suco de laranja e uma fruta, isto na Navarra, província (região) inicial do caminho pela Espanha;  com o tempo veremos que a alimentação variou de acordo com a província.
Proprietário da tienda preparando "higienicamente" o bocadilho

Antes de sair de Salvador, ganhei de presente da amada, um cartão de visita, a fim de facilitar a troca de informações com os diversos peregrinos que iria conhecer no caminho, bem como era um meio para divulgação deste blog. Quando o albergue possuia algum mural não abria mão de deixar a marca da Bahia/Brasil!!!!!
Cartão de visita foi uma idéia muito boa. Olha eu aqui geeente!!!!

Próxima etapa: chegando em Pamplona... aguardem!!!!








12 comentários:

  1. Que delícia ler seu relato Kerjean...já dá vontade de retornar...Buen camino!
    Abraço!
    Leila Liz

    ResponderExcluir
  2. Kerjean:

    Fiz o Caminho Francês de Santiago em maio de 2000, saindo de Roncesvales, e fiz em agosto de 2006 o Caminho Portugues, saindo do Porto.
    Está sendo muito bom reviver o meu caminho através dos seus relatos.
    BOM CAMINHO PARA VOCÊ.

    Carlos Mascarenhas - Ilhéus-Ba.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kerjean!!! Os seus relatos me emocionam pois além das lembranças maravilhosas deste caminho único !!!! Mata as saudades!!!! Abraços Denia - Ciaba M T

    ResponderExcluir
  4. Show!
    Muito legal ler!
    Abraços,
    Do amigo Miranda. (FBB)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom acompanhar seu caminho! Luciana

    ResponderExcluir
  6. Gostei Xico! Estou me sentindo no caminho com você. Vou esperar o próximo, sem chuva. Abraços.
    Pirinho

    ResponderExcluir
  7. Muito bommmmm!!E a volta à infância, o medo do escuro? rs. O silêncio, a solidão...neles ouvimos melhor nossa essência, né? Há q se estar "bem" e evoluído p tal proeza. E aì? Vai nos dar o privilégio de ouvir mais sobre essas descobertas tão particulares ou é invasão de privacidade o que, audaciosamente, eu sugiro?????? RSSSS
    Independent disso, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  8. Magnífico!
    É como estar caminhando contigo vivenciando as mesmas emoções
    Parabéns
    Muito emocionante
    Sensacional!
    Taty

    ResponderExcluir