domingo, 5 de agosto de 2012

Começando a minha caminhada...


 Saint Jean Pied de Port(SJPP) a Roncesvales (24,9 Km) 

Esta foi a primeira etapa do caminho, cerca de 25 Km, destes, 22 de subida, percorridos em 07h50m. Sai pontualmente às 07:00 hs, dia maravilhoso, apesar de muita chuva no dia anterior, o céu estava limpíssimo, poucas nuvens e o sol começara timidamente a aparecer.
Ao sair do albergue, após um demorado alongamento, fiz algumas orações, pedindo ao Grande Arquiteto do Universo a proteção durante toda a jornada que estava por se iniciar, orações estas que fazia todos os dias, não só no início, mas durante o percurso, ao término e à noite ao dormir, não tinha momento determinado para orar; ELE sempre estava presente no meu coração e nos meus pensamentos. 
Saída de peregrinos de SJJP

Subidas... 
mais subidas...
e mais subidas...
Após mais ou menos duas horas de caminhada cheguei em Orisson, a 7 Km de SJPP, um local com uma vista deslumbrante, onde tem um refúgio bem pequeno. Algumas pessoas optam em sair um pouco mais tarde de SJPP e pernoitam neste albergue, achei a distância muito pequena para fazer esta opção. Mas dei uma paradinha básica, alonguei, aliás, sempre fazia isto, parava a cada 2 horas ou 10 Km de caminhada para o necessário alongamento.Tirei muitas fotos, carimbei a credencial e aproveitei para sorver um delicioso vinho branco contemplando a grande extensão do vale.
Refúgio de Orisson
Visão do mirador do refúgio
Sensação de liberdade estupenda!
A sensação de subir os Pirineus é simplesmente maravilhosa e única, pena que andei um pouquinho rápido, por conta ainda da minha constante companheira: a ansiedade, uma das maiores inimigas do meu caminho... Controlá-la sempre foi um dos principais desafios desde a saída de Salvador. Ainda bem que ela foi se esvaindo com o passar do tempo.
Marco da fronteira entre a França e a Espanha
Atente para o refúgio (casinha ao fundo). Nos Pirineus existem duas destas, caso o tempo mude radicalmente servirá de abrigo para os peregrinos

Além de proteção serve de ponto de parada para descanso
A emoção do encontro com a natureza é indescritível e inevitável, vegetação bastante verde na maioria da etapa, vacas em pastos, ovelhas e muitos pássaros durante o trecho. O tempo nos Pirineus é muito inconstante, saí com o sol tímido, peguei céu claro, e, de uma hora para outra virou, com fortes rajadas de vento; ainda tinha um pouco de neve, pois o mês de maio já não é mais inverno, o gelo vai derretendo e a paisagem se enche de pequenas cascatas. Parei várias vezes para descansar e ouvir o canto dos pássaros, bem como o melódico som das águas correndo destas cachoeiras, descendo montanhas abaixo.
Cascatas que parecem fotos artificiais
Tapete de folhas


Muito verde!

Contrastando com um pouquinho de neve mais adiante

Roncesvales é uma localidade muito pequena, contando somente com um albergue, chamado de Colegiatta; fiquei na parte nova dele, com instalações excelentes, do dormitório aos sanitários, com várias máquinas auto-services com tudo o que é tipo de alimentação e bebidas, além de uma completa cozinha.
Roncesvales ao fundo, já chegando? que nada, mais 01h30min de caminhada!
Colegiatta - Albergue de Roncesvales
Lavanderia: rotina diária do peregrino
Impressionante mesmo foi a quantidade de materiais, equipamentos, remédios e tantas outras coisas deixadas pelos peregrinos. Após várias subidas nos Pirineus o peregrino nota que a sua mochila está pesada e que ainda faltam pelo menos quase 30 etapas a serem cumpridas. Na foto abaixo, muitos materiais, tinha até panela (rsrsrs); bom mesmo é o sentido de cooperação entre os peregrinos, deixavam na mesa e qualquer um que estivesse precisando poderia pegar o que quizesse.
Mesa na saída do alojamento

Todos os dias, às 18 hs, é celebrada uma missa, ocasião em que é dada a benção aos peregrinos, nominando as nacionalidades de todos. Neste dia foi celebrada por 4 padres, muito bonita e emocionante.


Ainda sobre os Pirineus: discordo totalmente dos que falam que ele é um bicho de sete cabeças e muito difícil de fazê-lo (pelo menos no mês de maio, sem neve). Sabendo subir pausadamente, ou seja, dosando a sua velocidade de caminhada e parando algumas vezes, dará para aproveitar muito bem todo o trajeto, e, com certeza, chegará em Roncesvales totalmente inteiro.


23 comentários:

  1. Olá Kerjean...que delicia ler seu relato e matar a saudade do meu caminho em 2009.
    Parabéns e BUEN CAMINO!
    Abraço peregrino,
    Leila Liz Amadei Pegoraro, Bauru, SP

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a amiga Leila !!
    Uma SAUDADE imensa nos toca a alma .... ai, vontade de estar por lá.... e nem sei se queria voltar !!!

    Parabéns pelo blog.
    Jurema
    SP

    ResponderExcluir
  3. Belo relato e belas fotos!!! Para quem já percorreu essas trilhas é uma volta no tempo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciana, cada vez que escrevo um novo post, é como estivesse refazendo o meu caminho!

      Excluir
  4. Kerjean, sou Ronaldo Camboim, de Maceió. Iniciei o Caminho (em abril de 2000) por Roncesvalles e sempre que via/vejo depoimentos sobre o trecho SJPP eram/são desestimulantes. Com o teu relato e com as fotos postadas (muito boas), creio que fica desmistificado o bicho papão da subida dos Pirineus a partir de San Jean. Me deu até vontade de ir só para fazer esse trecho. Bom Caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer Ronaldo,
      Que bom ter gostado do relato! A intenção do blog é justamente a de desmistificar e divulgar o caminho de santiago, através do relato da minha experiência vivida no caminho francês, de uma forma bem simples e direta, ilustrando com bastante fotos, além de passar algumas dicas aos futuros peregrinos.
      Forte abraço,
      Kerjean

      Excluir
  5. Beleza Coronel,
    aguardo a proxima postagem
    Baqueiro

    ResponderExcluir
  6. Adorei está última postagem.
    Lindas fotos, ótimo relato.
    Bjs,
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Belas fotos!
    Vou continuar acompanhando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel! Muito boas fotos, cheguei a ouvir o som da água descendo as pedras e o cheiro das flores nequele caminho! Vou acompanhar você, meu amigo, nessa boa caminhada, mas atento aos seus segurosos escritos! Gostei! Vamos para os próximos. Parabéns Xico!
    Pirinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo por ter gostado do blog. Parei diversas vezes para escutar estes sons, até gravei alguns... forte abraço!

      Excluir
  9. Muito bom ouvir coisas positivas sobre os Pirineus, estava meio apreensiva!!
    Obrigada por todas as dicas que tem me dado!
    Abs,

    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A apreensão é natural, mas com certeza fará um caminho tranquilo e sem problemas...
      A disposição Carla...
      Forte abraço!

      Excluir
  10. De fato o trecho até Orisson é muito curto. Não vale a pena. Vou falar com a Loudes, pois ainda não reservei.

    ResponderExcluir
  11. Excelente escrita, excelentes fotos, Cel! Comecei hoje a leitura dos relatos descritivos do Senhor... animo-me mais ainda a fazer peregrinação!

    Thiago Seida

    ResponderExcluir
  12. Tudo justo e perfeito entao. a caminhada foi boa pelo jeito. já que o GADU o protegeu. Eu tbm fiz o caminho em duas vezes, 2014 e 2015 e agora vou fazer em 2018 pois alguma coisa ainda ficou faltando. Li algum relato seu mas vou ler todos. TFA me escrava esiopoeta@bol.com.br SFU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde,
      Grato pela visita ao blog.
      à disposição do amigo.
      Forte abraço

      Excluir
  13. Um relato sempre atual para os que irão iniciar a jornada da peregrinação, muito legal.👏👏👏👏

    ResponderExcluir