quarta-feira, 10 de abril de 2013

León a San Martín Del Camino (24,3 Km)

Etapa 19 (17/05/12) - Dia de muitas reflexões e questionamentos!


A saída de León é mal sinalizada, o peregrino deve estar bem atento às poucas setas, mas, logo após 3 km, passei por Trobajo Del Camino, cidade com boa estrutura. Alguns peregrinos pernoitam aqui, fugindo do grande centro de León.
Ermita Del Apostol Santiago, construída no Sec XVIII. No seu interior existe a imagem de Santiago Matamoros, do século XIX.



Quem disse que o Caminho de Santiago só são flores?


Provavelmente não deve ter passado pela dura saída de León, uma zona industrial muito cansativa...

São quase 4 Km passando por indústrias, e tome-lhe asfalto até chegar ao povoado de La Virgen Del Camino...

É um lugarejo com estrutura razoável, possuindo cerca de 5 mil habitantes.

Dia com clima agradabilíssimo: exatos 16 graus. Mês de maio é um excelente período para se fazer o Caminho de Santiago...

Nesta localidade está situada a Basílica da Virgen Del Camino. No início do Sec XVI era um santuário, sendo que passou por uma grande reforma em 1961, mantendo a aparência e boa conservação até os dias atuais.
Fachada da basílica, com estátuas dos Apóstolos
Após 200 metros da basílica passei por esta placa indicativa, a qual orientava os peregrinos a optarem por um caminho alternativo ou seguir o caminho original; fiz a segunda opção, seguindo direto, margeando a carretera.

Acompanhei este casal de franceses por alguns minutos, tínhamos trocado algumas palavras em espanhol durante o café no albergue, e quando nos encontramos nesta subida, ele começou a sambar e dizer vibrando: "Brezil, Brezil, Brezil"... muito engraçado!

Mais adiante passei por dois municípios, Valverde de La Virgen e San Miguel Del Camino, cliquei duas coisas que me chamaram atenção: a primeira, os ninhos de cegonha no campanário da igreja de San Miguel Del Camino...


e a segunda, os jardins de algumas casas ornamentados caprichosamente com estátuas de Santiago feitas em ferro.


Paradinha básica no Mesón El Yantar Del Peregrino, restaurante/lanchonete na saída do segundo povoado... adivinhem qual foi o lanche?


Barriga cheia e retornando ao caminho!


Neste dia, logo ao acordar no albergue em León, minha lanterna de cabeça, muito útil para o peregrino, tomou uma queda e se espatifou no chão, não funcionando mais... deixei-a no albergue e fiquei preocupado, pois teria que comprar outra e talvez fosse difícil achar daquele modelo. Ledo engano, quase chegando próximo a um povoado encontrei uma loja especializada em ferramentas, a Ferreteria Anibal - Reyma... tinha tudo que era treco e todos os modelos de lanterna... o Caminho tem destas surpresas!


Povoado adiante era Villadangos Del Páramo, pequeno, contando com pouco mais de 1000 habitantes.
Logo na entrada da cidade está situado o Albergue Municipal, espaçoso (72 lugares), ainda estava fechado, pois eram 11 horas... poderia ter pernoitado aqui, mas só tinha caminhado 19 Km, estava recuperado fisicamente, e com vigor para seguir em frente, decidiria aonde dormir mais adiante...



Sensação muito boa ao passar por esta placa: apenas 298 Km para o término do meu caminho. Alcançava mais da metade do meu objetivo, com saúde, paz e muita energia. Neste instante me questionei porque estava fazendo o Caminho! responderei a esta pergunta ao final do blog, após a postagem da chegada em Santiago de Compostela. Aguardem! rsrsrs


Na saída do povoado tem uma área de descanso, que fica ao redor de uma lagoa. Este local é chamado de El Estanque, o qual possui uma grande quantidade de aves características da fauna local.
Uns 2 Km após Villadangos os peregrinos necessitam transpor a rodovia N-120, muito movimentada neste trecho, com caminhões passando em alta velocidade. Notei alguns peregrinos com dificuldade para atravessar... ainda bem que tinha policiais da Guarda Civil auxiliando cada um que passava.

Ao lado da rodovia, parei e fiquei por alguns minutos observando um tratorista arando a terra. Perguntei-lhe se estava próximo de algum povoado e ele respondeu que uns 3 Km, desejando-me um bom caminho. Agradeci e desejei-lhe um bom trabalho!

Não demorou e cheguei a San Martín Del Camino, povoado pequeno (370 habitantes), com serviços básicos para os peregrinos, 2 restaurantes, 1 mercado e 3 albergues.

Completados 24 Km neste dia, estava de bom tamanho!
 
Pernoitei no Albergue Santa Ana, privado (5 euros), grande e bem limpo, mas com pouquíssimos banheiros. Possui capacidade para 96 pessoas, digo pessoas porque aceitam qualquer hóspede, não necessariamente peregrino. Foi o que não gostei neste albergue, se soubesse disto antes não ficaria!



Retornei à tardezinha ao albergue, a água que estava faltando em todo o povoado acabara de chegar... aproveitei para fazer um escalda pés. Fiquei por um longo tempo na frente do albergue, vendo os peregrinos passarem...



Pensei o que estava fazendo ali, no Caminho... muitas indagações, a principal delas: porque tinha saído do conforto do meu lar e do aconchego da família para percorrer 800 Km? muitas razões que ao longo deste blog tenho descortinado, muitas questões pessoais que durante quase meio século de vida nunca abri para ninguém, e que estou fazendo agora, através do blog! (engraçado, o que o Caminho não faz hein? hehehehe)
Várias certezas... uma delas: para fazer o Caminho precisei de muita determinação, coragem, força de vontade, fé e disposição para aceitar as mudanças que com certeza adviriam.






5 comentários:

  1. Comandante nesse trecho do Caminho estou com uma prvisão de parar em Viladangos de Páramo,mas vai depender do momento como o Sr. sempre especifica no blog.
    Parabéns mais uma vez pela belíssima postagem, já estou aguardando a próxima.
    Abraço
    Baqueiro

    ResponderExcluir
  2. Querido peregrino eu tb me perguntei varias vezes o que estava fazendo, mas os motivos nao bastam, o que basta realmente é a fé e determinação, estou viajando juntop com vc e estou ja pensando no proximo mesmo com quse 60 anos.
    Helena desde americana-sp

    ResponderExcluir
  3. Eu vivo me perguntando por que esta vontade louca de fazer o Caminho me acompanha por tantos anos, só sei que preciso vivenciar isto, acredito o Caminho me mostrará as respostas que certamente estão escondidas no íntimo do meu ser.

    ResponderExcluir