quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Lavacolla a Santiago (10,2 Km)

Etapa 30 (28/05/12) - Dia de ouvir o som da felicidade!
Marco do Monte do Gozo
Meu último dia de caminhada, pra variar, foi marcado por um belo amanhecer... e, nesta etapa, tive a companhia do grande amigo Alexandre(BH).

O sol saindo exuberante... fazia um friozinho bem gostoso, recordei-me dos primeiros dias de minha jornada... 
Estava tão anestesiado e feliz por estar completando meu Caminho que só me lembrei de tirar fotos após 5,5 Km do meu ponto de partida em Lavacolla, já chegando no Monte do Gozo...
Daqui do alto da colina já se avista as torres da catedral. Contam os mais antigos, que os peregrinos se ajoelhavam e choravam por haver alcançado seus objetivos, e entravam realmente em gozo!
Na foto abaixo peregrinos brasileiros fazendo pose no marco. Da esquerda para a direita: João (DF), Alexandre(BH), Sandra(DF), Dênia(MT), Cássia(SP) e Eraldo(RJ).
Monumento em homenagem ao papa João Paulo II, quando da sua passagem em Santiago no ano de 1993. Justa homenagem ao papa peregrino! 
A autora do monumento é a artista brasileira Condessa Yolanda D'Augsburg.
Neste local existe um albergue enorme, com capacidade para 1.000 pessoas.

É muito comum os peregrinos descerem o Monte do Gozo cantando suas canções favoritas... Concentrei-me em orações, agradecendo a todo momento por esta vitória!
Estava a 4,5 Km de Santiago de Compostela, olha a cara de alegria!

Foto tradicionalíssima junto à placa de chegada a Santiago.
Monumento de boas vindas aos peregrinos!

Logo na entrada da cidade fiz uma parada básica no Café Bar Caminante, que possui um ambiente agradável e serve muito bem! Estava na companhia do Alexandre (BH), Almir(DF) e Marcelão(RJ). Passamos quase uma hora e meia batendo papo sem pressa de chegar... foi um momento de descontração total, relembrando algumas passagens do Caminho, simplesmente emocionante!
Santiago de Compostela é uma cidade magnífica, onde fiquei por 3 maravilhosos dias.

Neste ponto aqui o meu calcanhar começou a doer muito... foram somente 10 Km neste dia e a dor era insuportável... incrível como a mente comanda o corpo, se tivesse que cumprir 20, 25 ou 30 Km, com certeza a dor não apareceria justamente naquele momento! acreditem nisso: nossa mente comanda o corpo!

Cidade de uma riqueza cultural muito grande e com diversos pontos turísticos.
Cada vez mais avançando pelo centro, aumentava a ansiedade de chegar à catedral...

Observava os peregrinos chegando vagarosamente e aos montes... ávidos por completarem suas jornadas!


A foto abaixo é da catedral? não... não... trata-se do Mosteiro San Martiño Pinario, localizado bem perto da fachada sul da Catedral del Apostolo. O exterior do mosteiro beneditino é barroco, com cenas de drama bíblico e gárgulas. 

Estava tão perto da catedral... a uns 100 metros... sentimento de sonho realizado... chegando ao fim, mas não queria chegar ao fim! andava bem lentamente e neste momento um turbilhão de pensamentos passava por minha mente. 
Após este arco encontra-se a Praça do Obradoiro, onde está a Catedral de Santiago de Compostela! Fui recepcionado por um artista local tocando um instrumento chamado de gaita galega. O som ecoava forte e que me marcou indelevelmente. Até hoje lembro-me muito bem! 
Fiquei por rápidos instantes ouvindo aquele som... 
Não imaginava que após passar aquele arco nunca mais seria o mesmo... outro Kerjean estava surgindo e nascendo... hoje percebo a dimensão das mudanças!

Obs. Pensaram que acabou foi? acabou não... nos próximos posts, além da chegada à catedral, contarei os dias em que passei em Santiago, ida a Finisterrae, retorno ao Brasil, além de todos os preparativos, cuidados e dicas para se fazer o Caminho. Aguardem!

ahhhh, já ia me esquecendo, ouçam o enebriante som da gaita galega captado naquele momento pelo meu gravador: